Qual a diferença entre o departamento fiscal e Tributário?
Compreender quais são as atividades próprias do departamento fiscal e do departamento tributário é fundamental para que uma empresa consiga otimizar ambas rotinas. Existem muitos procedimentos burocráticos e processos internos importantes não só para o cumprimento das obrigações legais, mas também por conta da efetividade ao lidar com as informações.
Apesar da semelhança entre as atividades desempenhadas, as empresas que conseguem enxergar claramente o papel desempenhado pelo departamento fiscal e pelo departamento tributário são capazes de estruturar melhor suas rotinas internas. Além disso, esse é o melhor caminho para integrar as atividades desenvolvidas em cada um dos setores.
Ao longo deste artigo veremos quais são as principais diferença entre o departamento fiscal e o departamento tributário. Acompanhe.
O que faz o departamento fiscal?
O Brasil é um país que possui uma complexa legislação fiscal que está em atualização constante, certo? Para garantir que a empresa esteja sempre atualizada e consiga cumprir todas as obrigações legais, o departamento fiscal fica responsável por realizar essas rotinas.
É o departamento fiscal que fica responsável pelo recebimento físico e fiscal das mercadorias – acompanhando desde a entrada do caminhão na empresa até a sua escrituração adequada no sistema. Sem esse procedimento realizado da forma correta, todo o processo produtivo da empresa fica comprometido – afinal, a ausência da escrituração gera controles desatualizados.
Além de desempenhar esse papel de receber mercadorias e fazer a escrituração, o departamento fiscal também fica responsável por diversas outras atividades. Veja as principais delas:
- Conferência de toda documentação fiscal;
- Lançamentos fiscais de entradas e saídas – além de emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;
- Acompanhamento da legislação tributária para manter a empresa sempre atualizada;
- Apuração de tributos como o ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS;
- Escrituração fiscal das atividades da empresa;
- Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;
- Auxílio na determinação de classificação fiscal de novos produtos comercializados;
- Entrega de obrigações como Sped Fiscal e Dime.
O que faz o departamento tributário?
O departamento tributário exerce uma função que complementa o departamento fiscal: administra os tributos e garante a continuidade das atividades da empresa. Enquanto o setor fiscal garante a escrituração de toda documentação fiscal, o departamento tributário apura os tributos de acordo com os dados inseridos no sistema.
Entretanto, o departamento tributário não fica responsável somente pela apuração e administração dos tributos exigidos. Também é de grande importância que esse setor garanta a continuidade do negócio através do acompanhamento das atualizações que afetam as atividades desenvolvidas e respeitando todas as obrigações acessórias impostas pela União, Estados e Municípios.
Além disso, o departamento tributário ganhou grande destaque dentro das organizações brasileiras por conta da sua responsabilidade sobre a administração de impostos, taxas e contribuições. Com base nesses dados, torna-se possível criar um planejamento tributário que é capaz de reduzir a carga tributária da empresa.
Veja as principais atividades desenvolvidas pelo departamento tributário:
- Apuração e preenchimento das guias para pagamento dos tributos devidos pela empresa;
- Auxílio na escrituração fiscal das atividades da empresa;
- Controle dos prazos para realização dos pagamentos devidos;
- Elaboração e entrega de obrigações acessórias;
- Planejamento tributário para estudo das melhores alternativas de redução da carga tributária;
- Auxílio na apuração e registro do lucro tributável;
- Auxílio no registro contábil das provisões tributárias.